Observando a demanda por cursos superiores de qualidade e inspirado na vocação da cidade de Viçosa para projetos na área de educação, afinal o nome da cidade é uma marca consagrada no cenário educacional brasileiro, um grupo de empresários viçosenses vislumbrou a possibilidade de investir na criação de uma Instituição de Ensino Superior particular na cidade.
Em torno dessa ideia, esse grupo de empresários, composto por profissionais atuantes na área da educação em Minas Gerais, somado a professores com larga experiência no ensino superior, criou em 1999, a Associação Viçosense de Ensino e Pesquisa – AVEP, a mantenedora da Faculdade de Viçosa.
Um curto espaço de tempo separou a primeira reunião - ocorrida nas dependências do Edifício Effie Rolfs, com vistas à definição dos primeiros cursos a serem oferecidos pela Faculdade de Viçosa – FDV- da aula inaugural, ocorrida no dia 20 de agosto de 2001.
A Faculdade de Viçosa iniciou suas atividades oferecendo três cursos de graduação: o bacharelado em Administração, com habilitações em Comércio Exterior e em Gestão de Negócios e o bacharelado em Sistemas de Informação. Logo em seguida, respondendo a uma demanda regional, deu início ao Curso Normal Superior.
A Faculdade já conduz ações buscando consolidar um modelo em que atividades de pesquisa e de extensão contribuam para o cumprimento da sua função social em relação à qualidade da educação superior. Dessa forma, a FDV vem construindo seu próprio perfil, com dinamismo e capacidade de ajuste, conquistando credibilidade por sua conduta pautada em princípios éticos e pelos excelentes resultados obtidos.